Nossa vida / Our life

Saturday, June 24, 2006

Festas juninas

Esse mês de junho é o mês das festas juninas, e ontem foi véspera de são João.
Esse ano é o meu primeiro ano de festas aqui no nordeste, e eu nem fazia idéia de o quanto é importante para os nordestinos essas comemorações.
Ontem quando estávamos voltando do centro da cidade de ônibus, passamos por varias casas que tinham pequenas fogueiras na frente, isso pra mim foi bem estranho, porque eu pensava que só faziam fogueiras em festas, tipo, em lugares grandes e com bastante espaço e segurança..
Mas cada região tem as suas tradições, e é legal poder conhecer.
Hoje procurei na Internet, pra entender um pouco porque fazem fogueiras para comemorar são João, e encontrei um site, (
http://www.sociedadedigital.com.br/artigo.php?artigo=132&item=2), conta uma lenda, que quando Izabel, mãe de João Batista soube que estava grávida, foi logo contar a Maria (mãe de Jesus), e nessa conversa Maria perguntou a Izabel, como ela poderia ficar sabendo do nascimento de João Batista. E Izabel disse que ela acenderia uma fogueira grande, para assim Maria poder ver o fogo e a fumaça e saber que a criança tinha nascido.
E por isso se acende uma fogueira, para comemorar o nascimento de João Batista.
Bom, isso li na Internet, não sei se é verdade....
Eu particularmente, acho interessante a cultura, tradições, e principalmente as comidas típicas. Mas, acho que é uma adoração que não é dada a Deus.
Muitos evangélicos participam e dizem que não tem nada a ver, que é pra se divertir e tudo mais, mas para mim o verdadeiro significado é comemorar são João, não importa se não tem uma imagem, ou uma faixa no meio da festa. O motivo de haver a festa e estarem todos lá é esse. E muitos cristãos não fazem festa pra Deus, o quanto fazem para outros santos.
Beijo
Kathia
posted by Kathia at 8:11 PM

0 Comments:

Post a Comment

<< Home